Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
18 junho 2021, 07:56
Partilhar

Guterres toma hoje posse

Guterres toma hoje posse
Manuel Elias / UN Photo
Agência Lusa
18 junho 2021, 07:56
Português segue para segundo mandato como secretário-geral da ONU.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, toma hoje posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A Assembleia Geral, onde o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, fará também uma intervenção, aprova assim a recomendação do Conselho de Segurança, definida e adotada em 08 de junho por unanimidade, para a recondução de António Guterres, numa sessão marcada para as 09:00 locais (14:00 em Lisboa).

"Está previsto que [Marcelo Rebelo de Sousa] profira uma intervenção na sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas que confirmará a designação do secretário-geral português para um segundo mandato à frente da ONU", indicou a Presidência da República numa nota publicada na quarta-feira no seu site oficial.

Segundo a mesma nota, durante a estada de um dia em Nova Iorque, o Presidente português manterá vários encontros bilaterais, incluindo com o secretário-geral, António Guterres, e com o presidente da 75.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o turco Volkan Bozkir.

Depois de a Assembleia Geral proceder à aprovação e confirmação formal da escolha, António Guterres vai tomar posse como secretário-geral pela segunda vez, para um mandato até final de 2026.

A recandidatura de António Guterres, para que o antigo primeiro-ministro português e antigo alto-comissário da ONU para os Refugiados se disponibilizou no início deste ano, foi oficialmente anunciada pelo Governo português em 24 de fevereiro, com uma carta assinada pelo atual chefe de Governo, António Costa, e endereçada aos dois órgãos da ONU.