Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
20 setembro 2021, 16:57
Partilhar

Aurore, Blas, Celia... Conheça o nome das tempestades para a época 2021/2022

Aurore, Blas, Celia... Conheça o nome das tempestades para a época 2021/2022
DR
Redação
20 setembro 2021, 16:57
A nomeação de tempestades serve para ajudar na comunicação entre os serviços meteorológicos e a população.

Setembro é, por norma, um mês de começos ou recomeços. É o caso da época das tempestades. Por esta altura, desde 2017, que os serviços meteorológicos dão conta dos nomes definidos para as tempestades na Europa que originem um aviso meteorológico a partir de nível laranja.

Os serviços meteorológicos portugueses estão inseridos num grupo, o Grupo Sudoeste, que, para além do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), contam com os serviços de Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em conjunto definiram a lista de nomes para a nomeação de episódios extremos "em articulação com outros serviços meteorológicos da Europa e dos EUA".

Assim sendo, esta é a ordem de nomes que vão ser atribuídos às tempestades que surgirem entre 1 de setembro e os meses seguintes, até ao verão:

Aurore, Blas, Celia, Diego, Evelyn, Fabio, Georgia, Hans, Isabel, Jean-Louis, Konstantina, Lucas, Marjane, Nikolai, Odalys, Paris, Rada, Stefano, Taimi, Vladimir e Wallis.

Em comunicado, o IPMA explica que a nomeação de tempestades "tem como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa".

A nomeação de tempestades teve início em 2017, ano em que os serviços meteorológicos nacionais que compõem a rede europeia EUMETNET passaram a nomear as depressões ou tempestades, com base nos valores previstos da intensidade do vento que justificassem a emissão de um aviso meteorológico a partir de nível laranja, explica o IPMA.