A m80 em Direto

07h às 11h
Redação / Agência Lusa
14 outubro 2021, 16:22
Partilhar

Trânsito condicionado na ponte internacional de Valença até dezembro

Partilhar
CCapela
Redação / Agência Lusa
14 outubro 2021, 16:22
Realização de testes do projeto 5G-Mobix vão obrigar a condicionamentos no período noturno.

O trânsito na ponte internacional de Valença, no sentido entre Portugal e Espanha, vai estar condicionado no período noturno vários dias, a partir desta quinta-feira e até dezembro para a realização de testes do projeto 5G-Mobix.

Em comunicado enviado às redações, a Infraestruturas de Portugal (IP) esclareceu que a medida se destina “a garantir condições de segurança para a realização da fase de testes no âmbito do projeto 5G-Mobix, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia”.

Os “testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto, que cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa”.

Segundo a IP, a realização dos testes implicam “o condicionamento de tráfego rodoviário na ponte internacional de Valença, no período noturno, com o basculamento da circulação no sentido Portugal - Espanha”.

Os condicionamentos ao trânsito vão decorrer em período noturno, entre as 21h00 e as 05h00 (hora portuguesa) esta quinta-feira, repetindo-se nos dias 19 e 28.

Em novembro, o trânsito será condicionado, no mesmo horário, nos dias 03, 04, 09, 11, 16 e 18 de novembro e, em dezembro, nos dias 02 e 15, também durante a noite.

“Os trabalhos serão acompanhados pelas autoridades policiais competentes (GNR) e os condicionamentos de trânsito estarão devidamente sinalizados”, sublinha a IP.

 

 

O projeto 5G-Mobix é um projeto financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, que tem como objetivo testar as funcionalidades dos veículos automatizados usando as principais inovações tecnológicas do 5G ao longo de vários corredores transfronteiriços e locais de teste urbanos.

Partilhar