Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
25 outubro 2021, 18:24
Partilhar

A hora mudou esta madrugada. Já estamos no horário de Inverno

A hora mudou esta madrugada. Já estamos no horário de Inverno
DR
Redação
25 outubro 2021, 18:24
Na madrugada de sábado para domingo os relógios atrasam 60 minutos.

Na madrugada de domingo entramos na hora de Inverno. Isso significa que atrasamos os ponteiros 60 minutos, ainda que desde 2018 exista uma proposta apresentada pela Comissão Europeia, e que teve o apoio do Parlamento Europeu (PE), para abolir a mudança da hora na União Europeia. No entanto, a divergência entre os Estados-membros bloqueou a decisão.

Assim sendo, a partir de domingo irá anoitecer mais cedo. Às duas da manhã atrasamos o relógio para a uma da manhã, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.

Na região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à uma da manhã, passando para as 00h00 do mesmo dia, de acordo com a explicação do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Desde 2019, quando o PE deu apoio à proposta da Comissão Europeia, que a decisão de se abolir a mudança da hora não teve qualquer avanço. A CE diz que a bola está agora do lado dos Estados-membros, que têm que chegar a uma posição comum.

No caso de Portugal, ainda em 2018, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que, com base numa recomendação do relatório realizado pelo OAL, as alterações sazonais seriam para se manter.