Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
06 novembro 2021, 07:10
Partilhar

UXP: o festival digital com vista para o futuro

UXP: o festival digital com vista para o futuro
Tiago Nacarato: Facebook Oficial/Sensible Soccers: Facebook Oficial/Salvador Sobral: Caroline Deruas/Cortesia Warner Music
Redação
06 novembro 2021, 07:10
E para as mais bonitas paisagens portuguesas. Salvador Sobral, Tiago Nacarato, Dillaz, David & Miguel, NASAYA & MARO e Sensible Soccers no cartaz.


"Seis artistas, seis concertos, seis experiências digitais únicas, personalizadas e exclusivas". É este o conceito do festival digital UXP que chega com vista para o futuro e para lugares idílicos e inéditos na realização de concertos. 

"Música ao vivo, gravada com as melhores condições de áudio e vídeo nos sítios mais icónicos do nosso país" é a premissa da iniciativa que surgiu no período do confinamento. Agora é adaptada a um festival que tem tudo para ganhar estatuto de permanente. A primeira temporada conta com as atuações de Salvador Sobral (concerto transmitido pela primeira vez a 24 de outubro), Tiago Nacarato, Dillaz, David & Miguel, NASAYA & MARO e Sensible Soccers. A proposta assenta num cartaz eclético e com a versatilidade na medida certa para chegar a públicos diferentes.

O próximo artista a subir ao palco do UXP é Tiago Nacarato. A primeira transmissão do concerto está marcada para o dia 7 de novembro, às 21h30.



Os lugares - todos eles inóspidos mas encantados - são um mistério até ao dia da primeira transmissão das atuações. A ideia é conectar (digitalmente) o público com a música, claro, mas também com a natureza e o património. Além das atuações, todos os que queiram poderão interagir com os artistas, assistir a entrevistas com cada um deles, nos lugares das atuações, e espreitar os bastidores de cada concerto. O objetivo é destacar pontos de interesse de cada lugar e, com isto, ajudar na promoção turística de cada um.

"São seis concertos, em seis regiões icónicas. O foco é promover as regiões e elevar a experiência para os artistas e para o público", contou-nos Manuel Chau, impulsionador do projeto. "Isto não serve para substituir concertos físicos mas sim para complementá-los. Queremos dar aos artistas e ao público uma experiência diferente".
 


"Queríamos que o festival tivesse uma componente de qualidade nas atuações e por isso é que gravámos os concertos em alta resolução. Além disso, há um cuidado extra na parte da produção. A ideia é que o público, ao ver estes concertos digitais, sinta que está a ver episódios de uma série, com a mesma qualidade e preocupação com os planos e a estética do espaço e de cada artista", continuou.  

Manuel Chau sobre a escolha dos artistas para o cartaz: 


Onde e como assistir

"Criámos uma plataforma - a https://stage.uxp.live/ - na qual as pessoas, mediante o pagamento de 10 euros, têm acesso aos espetáculos. Na primeira transmissão das atuações, o público pode inclusivamente interagir com os artistas através de um chat disponível na plataforma", disse-nos ainda Manuel Chau. 


Os bilhetes têm o preço único de 10 euros e dão acesso a todos os concertos, que serão disponibilizados para visualização ao vivo, com a possibilidade de interação com os artistas durante as primeiras transmissões. O vídeo de cada um dos artistas estará disponível na plataforma durante três meses após a data de estreia. Cada episódio é composto por uma entrevista e um vídeo de behind the scenes (com cenas de bastidores). Os bilhetes podem ser adquiridos no site da plataforma.

O episódio piloto com Surma 

Foi depois do sucesso do concerto de Surma - filmado no topo da Serra da Lousã, a mais de 1100 metros de altitude, durante o confinamento - que a plataforma UXP decidiu estender o formato a um festival.