Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
10 dezembro 2021, 13:35
Partilhar

Taylor Swift vai a tribunal. A cantora é acusada de plágio

Taylor Swift vai a tribunal. A cantora é acusada de plágio
John Marshall Lusa/Epa
Redação
10 dezembro 2021, 13:35
A alegada cópia refere-se a parte da letra do tema 'Shake It Off', que Swift lançou em 2014.
A norte-americana Taylor Swift vai ser julgada num tribunal de júri na sequência das acusações de plágio no tema 'Shake It Off', lançado em 2014. 
 
A acusação, que remonta a 2017, alega que a cantora roubou um excerto da canção 'Playas Gon' Play', lançada em 2001 pelo grupo 3LW. 

As frases que estão sob escrutínio são: "os jogadores vão jogar" e "quem odeia vai adiar". Ambas estão presentes nas duas canções. Inicialmente, o juiz recusou dar seguimento ao caso por achar que as duas frases eram demasiado banais e que, inclusivamente, já tinham sido usadas por outros artistas. Esta decisão foi tomada em 2018.
 
Segundo relata hoje a imprensa internacional, os autores de 'Playas Gon' Play' (Sean Hall e Nathan Butler) que pediram recurso da primeira decisão, conseguiram que o caso fosse a julgamento. 

Taylor Swift, que nega ter infringido a lei que regulamenta os direitos de autor, pediu que o julgamento fosse sumário, mas o juiz recusou. A cantora terá de ir a um julgamento com a presença de um júri. A equipa de defesa de Swift defende que "as frases em causa são clichés do domínio público" e que os queixosos não são os criadores das palavras nem das combinações de palavras que foram usadas. 

Quanto à decisão judicial, o juiz que ficou com o caso refere que "embora existam algumas diferenças óbvias entre as obras, existem também semelhanças significativas no uso das palavras e na sequência/estrutura". Michael W Fitzgerald acrescenta que "o tribunal não pode determinar que nenhum jurado razoável possa encontrar uma semelhança substancial de fraseologia, disposição de palavras ou de estrutura poética entre as duas canções".

Ainda não foi divulgada a data do julgamento.