Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
11 maio 2022, 12:48
Partilhar

"Maravilhoso", "belíssima canção", "mágico". As reações à canção portuguesa

Redação
11 maio 2022, 12:48
MARO é uma das finalistas da Eurovisão. Fazemos um apanhado das reações à atuação de ontem, na primeira semifinal.

Portugal está na lista de finalistas da Eurovisão 2022. 'Saudade, Saudade', composta e interpretada por MARO, apurou-se na primeira semifinal que decorreu ontem à noite, na arena Pala Olímpico, em Turim, Itália. 

A cantora e compositora portuguesa subiu ao palco acompanhada por Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas. No rescaldo da noite, recolhemos as reações à atuação de MARO e das restantes cantoras - uma atuação que está a emocionar o mundo.

A reação das protagonistas: 

 

 


Na área dos comentários da publicação, feita pela página RTP - Festival da Canção, encontramos, por exemplo, a reação do músico Dino D'Santiago que escreveu: "a mais pura" ou dos Quatro e Meia que escreveram: "Parabéns a todas! Que grande actuação! Estamos na final e é para ganhar! Pedimos só ao VAR para verificar o que diz a Maro no vídeo, em super slow motion. Pareceu, claramente ter dito 'Final!'".

Pedro Abrunhosa usou a conta de Instagram para deixar algumas palavras sobre a canção portuguesa: "Maro e a belíssima canção 'Saudade, Saudade' estarão na final do 66º Festival da Canção da Eurovisão. Para além de levarem uma música irrepreensível no seu rigor estético, levam aos palcos internacionais um lindíssimo arranjo de vozes e uma produção que não se vergou à mesmização dos tempos. Para mim, Maro já ganhou. Saliento ainda o notável papel de Nuno Galopim que liderou uma equipa incansável que, desde 2014, ressuscitou o Festival da Canção conferindo-lhe dignidade e brilho. Desde então, o Festival tem sido montra e palco revelador para inúmeros novos, e não tão novos, Autores e intérpretes. Notável. Viva a Música Portuguesa!".


A cantora Laura Pausini, que dividiu a apresentação com Mika e Alessandro Cattelan, não escondeu o entusiasmo quando soube que Portugal era um dos finalistas. "Muito bom" e "maravilhoso" foram as palavras que saíram da boca da artista italiana.



E para os lados da RAI - a televisão pública italiana - a reação, em particular de Cristiano Malgioglio, foi esta:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

A final acontece no sábado, dia 14 de maio. Além de Portugal, estão na final: Ucrânia ('Stefania', Kalush Orchestra, Suíça ('Boys do cry', Marius Bear), Arménia ('Snap', Rosa Linn), Islândia ('Með hækkandi sól', Systur), Lituânia ('Sentimentai', Monika Liu), Noruega ('Give that wolf a banana', Subwoolfer), Grécia ('Die together', Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova ('Trenuletul', Zdob si Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos ('De Diepte', S10). 
 
De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.
 
A segunda semifinal do 66.º Festival Eurovisão da Canção está marcada para quinta-feira. Nesse dia competem 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.
 
A final será disputada por 25 países, os dez que foram escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados 'Big Five' (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).