Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
16 maio 2022, 12:12
Partilhar

Ministro do Ambiente inaugura investimento de 3ME da Valorsul em Torres Vedras

Ministro do Ambiente inaugura investimento de 3ME da Valorsul em Torres Vedras
LUSA
Agência Lusa
16 maio 2022, 12:12
O ministro diz que a infraestrutura está preparada para receber biorresíduos e, assim, reduzir a sua deposição em aterro.

O ministro do Ambiente inaugurou hoje, em Torres Vedras, um novo ecocentro e estação de transferência de resíduos sólidos urbanos da Valorsul, um investimento de três milhões de euros erguido no atual estaleiro municipal.

?Este é o tipo de investimento que faz sentido, porque, por um lado, permite desviar resíduos de aterro, ao ter uma estação de transferência para concentrar e separar resíduos que são enviados para tratamento e, por outro lado, tem um efeito muito positivo ao nível da redução de dióxido de carbono, com a redução de quilómetros de veículos pesados?, afirmou à agência Lusa Duarte Cordeiro.

?Só para a recolha, as viaturas municipais faziam por dia 1.300 quilómetros e, com esta estação, passam a fazer cerca de 700?, salientou.

O ministro acrescentou que a infraestrutura está preparada para receber biorresíduos e, assim, reduzir a sua deposição em aterro.

A infraestrutura vai receber 35 mil toneladas de resíduos por ano, assim como resíduos recicláveis, como madeiras, plásticos, papel e cartão, vidro, sucata metálica, resíduos volumosos e resíduos de jardins, que podem ser entregues pela população.

?É um compromisso de longa data para com o município de Torres Vedras?, disse a presidente da comissão executiva da Valorsul, Marta Neves, justificando que este investimento vai permitir ao município ?aumentar a sua eficiência, ao poupar nos gastos com a recolha e transferência de resíduos.

?Esta infraestrutura permite realizar a operação de recolha com uma redução de custos e de dióxido de carbono e contribuir para um aumento da quantidade de resíduos enviados para reciclagem?, afirmou, por seu turno, a presidente da câmara municipal, Laura Rodrigues, frisando que se trata ?de uma obra muito desejada pelo menos há 23 anos?, desde que foi construído o aterro sanitário do Oeste no Cadaval.

Em 2019, foram para aterro 89% dos resíduos produzidos neste concelho do distrito de Lisboa, onde por dia são recolhidas 100 toneladas de resíduos indiferenciados.

De acordo com o projeto, consultado pela agência Lusa na câmara municipal, a estação de transferência tem capacidade para receber até 200 toneladas de resíduos por ano e 189 toneladas/dia.

Para o investimento feito na totalidade pela Valorsul, em 2019 o município de Torres Vedras adquiriu terrenos e veio a celebrar um contrato de comodato com a Valorsul, empresa concessionária da gestão de resíduos na região.