Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
08 setembro 2022, 18:52
Partilhar

As reações do mundo da música à morte da Rainha Isabel II

As reações do mundo da música à morte da Rainha Isabel II
Kirsty O'Connor/Pool Photo via Associated Press
Redação
08 setembro 2022, 18:52
A monarca morreu esta quinta-feira, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de um longo reinado que durou 70 anos.

Morreu a Rainha Isabel II. O anúncio foi feito pela família real. A monarca morreu esta quinta-feira, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia depois de 70 anos de reinado. Foi o reinado mais longo da história do Reino Unido.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]", acrescenta a mensagem, numa referência a Carlos e Camilla.

A Grã-Bretanha está de luto. O mundo da música já começou a reagir à morte da rainha do Reino Unido. 

Elton John colocou uma imagem preta nas redes sociais:


E deixou uma mensagem: "tal como o resto da nação, estou profundamente triste por saber da morte da Sua Majestade Rainha Isabel II. Era uma presença inspiradora. Conduziu o país nos melhores e piores momentos, com elegância, decência e calor e preocupação genuínos. A Rainha Isabel tem sido grande parte da minha vida, desde a infância até aos dias de hoje. Vou sentir muito a sua falta". 

Os Duran Duran também usaram as redes sociais para reagir à morte da monarca. "Sua Majestade, a Rainha, liderou o Reino Unido por mais tempo do que qualquer outro monarca britânico. Dedicou a vida ao povo e deu um exemplo extraordinário ao mundo ao longo de todo o reinado. Viu mudanças que nenhum de nós pode imaginar. Enfrentou desafios e superou-os. Teve uma vida notável. E foi notável de várias maneiras. Vamos sentir a sua falta. Estamos gratos pelo incrível serviço que prestou ao povo da Grã-Bretanha e aos países da Commonwealth. Enviamos nossas mais profundas condolências à família real. A sua morte fecha um capítulo longo e único na história do Reino Unido e do mundo", escreveu a banda na conta de Instagram.

 

Os Queen, pelas vozes de Brian May e Roger Taylor, enviaram as condolências à Família Real: 


Mick Jagger - o veterano dos Rolling Stones - escreveu: "ao longo de toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Isabel II, esteve presente. Quando era criança lembro-me de ver o seu casamento na televisão e de este ser um grande acontecimento.Lembro-me dela desde a altura em que era uma linda mulher até ao momento em que se tornou uma avó para a nação".

 

Ronnie Wood, também dos Rolling Stones, lembrou a serenidade e a força da monarca.

 

 

 

O histórico Paul McCartney publicou uma imagem da Rainha Isabel II com a inscrição: "Deus abençoe a Rainha Isabel II. Que descanse em paz. Viva o Rei".

 


Ozzy Osbourne, que nasceu em Birmingham, Reino Unido, escreveu: "estou de luto com o meu país pela morte da grande Rainha. Com tristeza digo que pensar numa Inglaterra sem a Rainha Isabel II é um pensamento devastador".

 

Geezer Butler, músico dos Black Sabbath, lamentou a morte da rainha, escrevendo: "estou triste por saber da morte da Rainha. Lembro-me das celebrações nas ruas quando foi coroada".

 
Cat Stevens escreveu: "a Deus pertencemos e a Deus voltamos. Nunca falhou a servir o seu país. Uma Rainha fiel e inesquecível". 

A artista Yoko Ono, viúva de John Lennon, lamentou a morte da Rainha Isabel II, assinando a mensagem em nome também do filho Sean Lennon. "Rainha Isabel II: uma mulher forte e poderosa cujo reinado de setenta anos foi servido com integridade, dignidade, elegância e compaixão", lê-se na publicação nas redes sociais. 


O irlandês Bob Geldof, que foi condecorado pela Rainha nos anos oitenta, também deixou uma mensagem de pesar nas redes sociais. "Descanse em paz, Rainha. Esta página quer enviar as mais profundas condolências à Família Real". 

 

Os Bon Jovi também prestaram tributo à Rainha Isabel II. "A Rainha Isabel era o grande exemplo de serviço e dever... hoje é um dia triste".

 

 

Em atualização