Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 outubro 2022, 11:07
Partilhar

Genesis vendem catálogo de êxitos

Genesis vendem catálogo de êxitos
Frank Augstein (Associated Press) - arquivo de 2020
Redação
03 outubro 2022, 11:07
Negócio com a Concord envolve a soma superior a 300 milhões de euros.

Os membros dos Genesis, Phil Collins, Tony Banks e Mike Rutherford, venderam à empresa multinacional Concord os direitos do catálogo dos Genesis enquanto trio, excluindo-se do negócio o reportório da banda inglesa dos tempos em que Peter Gabriel e Steve Hackett estavam ligados ao grupo.

O acordo de compra dos direitos sobre as canções dos Geneses pela Concord, abrange portanto o período de 1978 até hoje, e inclui numerosos êxitos do trio como 'Mama' (de 1983), 'Invisible Touch' (de 1986), 'Land of Confusion' (de 1986) ou 'I Can't Dance' (de 1987).

 

O Wall Street Journal calcula que o negócio envolve o valor de 300 milhões de dólares (pouco mais de 300 milhões de euros). Se for esse o valor, trata-se da terceira maior venda de catálogos de canções, apenas superada pelos negócios com os reportórios de Bob Dylan e Bruce Springsteen.

Tem havido uma vaga de vendas dos direitos das canções a um nivel global ou bastante extensivo dos reportórios, como foram os casos de Paul Simon, David Bowie, Sting, Neil Diamond ou Leonard Cohen.

Também Phil Collins já tinha vendido os direitos do seu catálogo de canções a solo, por uma valor que a Billboard calcula ter sido de 200 milhões de dólares.