Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
05 dezembro 2022, 12:03
Partilhar

Ministro da Saúde admite cenário de "grandes dificuldades" no Hospital S. Maria

Ministro da Saúde admite cenário de "grandes dificuldades" no Hospital S. Maria
LUSA/ESTELA SILVA
Agência Lusa
05 dezembro 2022, 12:03
Ainda assim, o ministro diz que já estão "um pouco melhores do que o que estavam de madrugada".

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assumiu hoje que há um cenário de “grandes dificuldades” nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com tempos de atendimento indesejáveis.

“É verdade que no Hospital de Santa Maria estamos com grandes dificuldades e com tempos de atendimento indesejáveis. Já um pouco melhores do que o que estavam de madrugada, mas absolutamente indesejáveis”, declarou Manuel Pizarro, esta manhã, no Porto, depois de ter levado uma dose de reforço da vacina para a covid-19.

Às 11:45 de hoje, 19 doentes com pulseira amarela (urgente) tinham de esperar uma média de 11 horas e 10 minutos para serem atendidos no serviço de urgência central do Hospital Santa Maria, em Lisboa, segundo dados do Portal do Serviço Nacional do SNS.

Face ao cenário de “grandes dificuldades” nas urgências do Hospital de Santa Maria, o ministro da Saúde quis transmitir uma “mensagem de agradecimento” aos profissionais – médicos, enfermeiros e outros - pelo trabalho que estão a fazer para atender todas as pessoas.

Manuel Pizarro considera que o que está a acontecer neste momento é “um afluxo excessivo às urgências”, com a agravante de que as respostas alternativas ainda “não funcionam” como se desejaria e depois, “claro que nestes períodos de pico, as dificuldades aumentam”.