Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
01 março 2023, 07:00
Partilhar

"The Dark Side of the Moon" dos Pink Floyd faz 50 anos

"The Dark Side of the Moon" dos Pink Floyd faz 50 anos
Storm Thorgerson (capa do álbum The Dark Side of the Moon)
Redação
01 março 2023, 07:00
Revelamos dez curiosidades sobre o emblemático álbum.

A 1 de março de 1973, era lançado o álbum dos Pink Floyd, The Dark Side of the Moon, na história da música por temas como 'Time', 'Money' ou 'Us and Them', e por uma densidade sonora em todo o disco.

O meio-século que comemora hoje aquele que é um discos mais vitais da história do rock leva-nos a mostrar dez curiosidades sobre tão marcante obra.

Curiosidade nº 1
"The Dark Side of the Moon" é o disco em que Roger Waters passa a assumir o encargo de diretor artistico e conceitual de toda uma obra, assinando ele próprio todas as letras. Sendo ele o motor criativo, o guitarrista David Gilmour também sobe na hierarquia da banda, como o principal municiador das melodias. A gravação do disco representa a consciencialização da vida adulta por parte de cada um dos membros, já mais maduros e com uma idade próxima dos 30 anos.

Curiosidade nº 2
O período de gravação de "Dark Side of the Moon" - de maio de 1972 a fevereiro de 1973 - corresponde à fase mais intensa de sempre para o quarteto inglês, a trabalhar 18 horas por dia: a compor, gravar e a manter uma agenda ao vivo muito preenchida.

 

Curiosidade nº 3
Os sons da máquina registadora de 'Money' foram gravados no anexo do quintal da casa de Roger Waters. 

Curiosidade nº 4
"The Dark Side of the Moon" engrossa a história gloriosa dos estúdios Abbey Road, onde os Beatles ou os Deep Purple gravaram alguns dos seus discos mais impactantes. O técnico de som dos estúdios de Abbey Road, Alan Parsons, tornou-se neste álbum numa espécie de quinto membro dos Pink Floyd, com as soluções engenhosas que foi arranjando como os efeitos derivados das tecnologias recentes, incluindo loops. Houve outra instrumentação a dar uma personalidade particular a "The Dark Side of the Moon" pelo quarteto, como altifalantes Leslie, o uso de sintetizadores de forma inovadora e até os sinos tubulares em 'Brain Damage'.

Curiosidade nº 5
A canção 'The Great Gig in the Sky' é sobre a morte e é cantado por uma mulher, Clare Torry, sem receber nenhuma orientação pelo resto da banda e com total experimentalismo.

 

Curiosidade nº 6
Das sete capas sugeridas pelo designer Storm Thorgerson, houve um consenso imediato numa só: a do triângulo (com efeitos de luzes), que simbolizava a ambição, mas também a loucura e a ganância. A edição do disco tornou-se numa capa dobrada - chamada de gatefold -, muito comum na altura.

Curiosidade nº 7
O álbum "The Dark Side Of The Moon" foi originalmente apresentado numa conferência de imprensa a 27 de fevereiro de 1973, no Planetário de Londres, com imagens do cosmos exibidos na cúpula ao som da música do disco, que estava quase a ser lançado. Neste mês, vai decorrer um espetáculo bidimensional e imersivo apoiado no álbum dos Pink Floyd, "The Dark Side of the Moon", em vários planetários do mundo.

Curiosidade nº 8
No ano anterior ao lançamento de "The Dark Side Of The Moon", os Pink Floyd já o tocavam por inteiro, segundo a ordem exata do disco. É também nesta longuíssima digressão ao longo dos anos de 1972 e de 1973 que os Pink Floyd passam a ter outros músicos em palco, como o saxofonista Dick Parry ou os coros femininos. É também nesta digressão que a banda passa a tocar em recintos maiores: grandes pavilhões e até mesmo estádios de basebol. 

 

Curiosidade nº 9
"The Dark Side Of The Moon" manteve-se no top da Billboard durante 736 semanas seguidas, de 1973 até 1988. É hoje o quarto álbum de sempre que mais cópias vendeu em todo o mundo: um total de mais de 45 milhões. 

 

Curiosidade nº 10
Alguns dos temas de "The Dark Side Of The Moon" continuaram a ser tocados ao vivo nas décadas subsequentes. Nas digressões dos Pink Floyd já sem Roger Waters, de finais dos anos 80 e de 1994, a banda comandada por David Gilmour usava no grande ecrã circular imagens de moedas e de caixas registadoras em 'Money', ou imagens de relógios de ponteiros em 'Time', no qual o baterista Nick Mason usava umas baquetas luminosas no arranque em suspense do tema. Roger Waters também continua a tocar algumas das canções do famigerado disco dos Pink Floyd, incluindo a balada 'Us & Them', durante a qual circulam imagens belicistas de soldados, tanques e polícias de choque.