Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
26 março 2024, 13:54
Partilhar

Portugal garante acesso ao Euro de sub?17

Portugal garante acesso ao Euro de sub?17
Agência Lusa
26 março 2024, 13:54
A seleção portuguesa venceu o Grupo 5 da Ronda de Elite de apuramento depois de derrotar a Alemanha.

A seleção portuguesa masculina sub-17 assegurou hoje a presença no Euro2024 da categoria, no Chipre, após derrotar a Alemanha por 3–2, em Vila Nova de Famalicão, e vencer o Grupo 5 da Ronda de Elite de apuramento.

A equipa das ‘quinas’ encerrou o grupo com três vitórias em três jogos, ao ‘inaugurar o marcador’ por Geovany Quenda, aos 42 minutos, e ao responder ao golo da seleção germânica, apontado por Denis Husser, aos 49, com os golos de João Trovisco, aos 78, e de Geovany Quenda, aos 82, num livre direto em arco, antes do ponta de lança Denis Husser bisar, aos 90.

Portugal apurou-se para a competição que se disputa entre 20 de maio e 05 de junho como primeiro classificado, enquanto a Alemanha caiu para o terceiro lugar, com os mesmos quatro pontos da segunda classificada, Croácia, seleção que goleou hoje a República da Irlanda por 5-0, e está de fora da prova que vai reunir os oito primeiros classificados e os sete melhores segundos da Ronda de Elite, assim como o Chipre.

Portugueses e germânicos proporcionaram uma primeira parte nivelada, várias vezes pausada, mas a equipa às ordens do selecionador João Santos foi aquela que mais rompeu o equilíbrio quando acelerava, a começar pela arrancada de Geovany Quenda à qual Gabriel Silva e Rodrigo Mora foram incapazes de dar resposta, ao minuto oito.

O avançado Gabriel Silva obrigou Florian Hellstern a defesa atenta, aos 13 minutos, antes de o conjunto luso reaparecer com perigo na área contrária após a meia hora, com os remates de Geovany Quenda, Duarte Soares e Rodrigo Mora a antecederem uma perda de bola de Coulibaly em ‘zona proibida’, aproveitada por Quenda para um remate certeiro, fora do alcance do guarda–redes alemão.

A troca de Otto Stange por Denis Husser no eixo do ataque germânico, após o intervalo, demorou quatro minutos a surtir efeito, com o ponta de lança recém–entrado a aproveitar uma defesa incompleta de Diogo Ferreira após cabeceamento de Abdoul Karim Coulibaly para encostar para o fundo das redes.

O golo do empate abalou o controlo luso e lançou o duelo para uma toada mais imprevisível, com ambas as equipas a disporem de espaço para ataques rápidos, mas foi nas bolas paradas que a Alemanha provocou calafrios à defesa portuguesa, com Coulibaly a cabecear por cima, aos 58, e Francis Onyeka a acertar na trave, aos 62, também de cabeça.

Portugal travou a reação alemã a partir do minuto 65, retomando a iniciativa ofensiva que perdera após o intervalo, e adiantou-se de novo por João Trovisco, num desvio após passe de Duarte Soares, e dilatou o resultado num vistoso livre de Geovany Quenda, antes de Denis Husser voltar a marcar no final, num golo insuficiente para as aspirações alemãs.