Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
28 março 2024, 19:38
Partilhar

Tornado junto à Ponte Vasco da Gama em Lisboa

Tornado junto à Ponte Vasco da Gama em Lisboa
CARLOS M. ALMEIDA/LUSA
Redação / Agência Lusa
28 março 2024, 19:38
Aconteceu esta tarde e o IPMA admite que pode ter sido mesmo um tornado.

Um fenómeno meteorológico que poderá ter sido um tornado ocorreu esta quinta-feira cerca das 14h00 na região sul de Lisboa, confirmou à agência Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Por volta das 14h00, uma célula convectiva que fazia parte do sistema frontal que atravessou a costa portuguesa durante a tarde, apresentava uma atividade bastante vigorosa e atravessou a região sul de Lisboa", disse à Lusa o meteorologista Alessandro Marraccini, adiantando que o IPMA começou de imediato a receber relatos do fenómeno meteorológico.

As imagens estão a circular nas redes sociais.

"Pouco depois, começaram a chegar-nos testemunhos de fenómenos extremos do evento, sobretudo fotografias, onde parecia haver uma nuvem, uma nuvem em forma de funil, mas que não parecia atingir o rio Tejo", precisou o meteorologista.

Embora não garanta que se tratou efetivamente de um tornado, uma vez que o IPMA ainda vai avaliar o fenómeno nos próximos dias, Alessandro Marraccini admitiu que, pela informação disponível, o fenómeno testemunhado "terá sido mesmo um tornado".

"Pelo que parece, foi um fenómeno muito parecido a um tornado. Com muita probabilidade será um tornado. E eu diria, com a minha opinião de meteorologista que hoje estava de serviço, que aquilo foi um tornado", disse Alessandro Marraccini, referindo não ter ainda informação sobre o local em que o fenómeno meteorológico se terá dissipado.

O meteorologista reforçou, contudo, que essa é apenas a sua opinião e que a "questão será estudada em grande detalhe nos próximos dias pelo IPMA".

"Quando há um evento extremo deste tipo, que também tem um interesse científico relevante, o IPMA emite um comunicado com um resumo do que aconteceu em detalhe", acrescentou.

Ainda segundo Alessandro Marraccini, as variáveis de radar, satélite e mesmo dos modelos numéricos para avaliação são muitas, pelo que são precisos alguns dias para se fazer a avaliação do fenómeno meteorológico em causa.

Contactado pela agência Lusa cerca das 18h00, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal não tinha registado qualquer pedido de ajuda relacionado com o fenómeno meteorológico.