Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
12 abril 2024, 09:29
Partilhar

Novas canções de Pedro Mafama e de Dua Lipa

Novas canções de Pedro Mafama e de Dua Lipa
Tiago Pestana/Tyrone Lebon
Redação
12 abril 2024, 09:29
Novos singles também de Marco Rodrigues e de Júlio Pereira com Marisa Liz.

A menos de um mês do seu espetáculo no Campo Pequeno (em Lisboa), a 10 de maio, Pedro Mafama lança nesta sexta-feira uma edição deluxe do seu segundo álbum, “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”, sob o título “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente 2.0”. 

Esta reedição conta com dois temas inéditos, ‘Sem Ti’ e ‘Abismo’, que, segundo o comunicado de imprensa, encerram o ciclo criativo de “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente 2.0”. ‘Sem Ti’ merece um videoclipe novinho em folha, realizado por André Caniços, onde participa o Grupo Coral Paz e Unidade de Alcáçovas, que contribui vocalmente para o tema.

Dua Lipa lança hoje o terceiro tema de avanço para o próximo álbum da cantora inglesa, “Radical Optimism”, que se chama ‘Illusion’. O videoclipe da nova canção foi gravado na Piscina Municipal de Montjuïc, em Barcelona, que foi um dos recintos desportivos dos Jogos Olímpicos de 1992, onde decorreram as provas de saltos para a água e de pólo aquático. 

Dua Lipa não faz natação sincronizada (agora designada como natação artística) mas sim dança sincronizada com o seu corpo de bailarinos nas plataformas de saltos do recinto desportivo ao ar livre. Curiosamente, outra grande estrela pop já tinha lá gravado um vídeo, falamos de Kylie Minogue e do seu teledisco de 2003, ‘Slow’.

Júlio Pereira publica hoje a sua versão do tema de 1976 de José Afonso, ‘Teresa Torga’, com a voz de Marisa Liz. Esta gravação integra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Júlio Pereira fora músico de Zeca Afonso, durante vário anos, tendo participado no concerto de despedida do lendário músico no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 1983. A canção de José Afonso inspira-se num episódio real em 1975, em que a atriz Teresa Torga (a meio de um tratamento à saúde mental no Hospital Júlio de Matos) é vista nua em praça pública às quatro da manhã. Vários populares acorreram para a tapar, enquanto um fotógrafo profissional tentava fotografá-la despida. A atitude do fotógrafo gerou uma revolta popular, tendo o profissional sido forçado a retirar o rolo.

O fadista Marco Rodrigues põe cá fora nesta sexta-feira o tema 'Canoas do Tejo', que é a primeira amostra para o álbum que vai lançar de homenagem a Carlos do Carmo, "Marco Rodrigues Canta Carlos do Carmo", a 3 de maio. O disco tem esta ordem de faixas:

1. Duas Lágrimas de Orvalho 
2. Pontas Soltas 
3. Canoas do Tejo 
4. Por Morrer Uma Andorinha 
5. Nasceu Assim, Cresceu Assim 
6. Olhos Garotos 
7. O Cacilheiro 
8. Estrela da Tarde 
9. Namorados da Cidade 
10. No Teu Poema 
11. Os Putos 
12. Um Homem Na Cidade 
13. Lisboa, Menina e Moça