Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
18 abril 2024, 12:25
Partilhar

Fotografia do ano do World Press Photo retrata palestiniana abraçada à sobrinha morta

Fotografia do ano do World Press Photo retrata palestiniana abraçada à sobrinha morta
world press photoLusa EPA MOHAMMED SALEM ; HANDOUT
Redação / Agência Lusa
18 abril 2024, 12:25
Foto de uma palestiniana abraçada ao corpo da sobrinha, morta a par da mãe e da irmã por um míssil israelita.

O prémio de Fotografia do Ano do concurso World Press Photo foi atribuído à imagem de uma palestiniana abraçada ao corpo da sobrinha, morta a par da mãe e da irmã por um míssil israelita, anunciou hoje a organização.

Captada pelo fotógrafo Mohammed Salem, da agência internacional Reuters, na morgue do hospital Nasser, a imagem mostra Inas Abu Maamar, de 36 anos, abraçada ao corpo da sobrinha Saly, de cinco anos, já envolto num lençol branco, depois de ter sido morta por um míssil israelita que atingiu a sua casa em Khan Younis, na Faixa de Gaza.

“O júri ficou profundamente emocionado pela forma como esta imagem evoca uma reflexão emocional em cada espetador. Composta com cuidado e respeito, oferece um vislumbre metafórico e literal sobre uma perda inimaginável”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado sobre a imagem captada dias após o próprio fotógrafo ter sido pai.

Na categoria de História do Ano, a vencedora foi a sul-africana Lee-Ann Olwage com um trabalho em Madagáscar, sobre como “uma falta de consciência pública acerca de demência significa que as pessoas que mostram sintomas de perda de memória são muitas vezes estigmatizadas”.s