Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Teles
19 abril 2024, 12:51
Partilhar

Pintura roubada em Oxford há quatro anos encontrada na Roménia. Faltam duas

Pintura roubada em Oxford há quatro anos encontrada na Roménia. Faltam duas
Photo by Philippe Tinembart on Unsplash
Gonçalo Teles
19 abril 2024, 12:51
Em março de 2020 foram roubados de um museu em Oxford três quadros avaliados em perto de 12 milhões de euros. Um apareceu agora, pelas mãos de um homem que chegou a ter os três consigo.

Foi encontrada na Roménia uma pintura que tinha sido roubada do Oxford há mais de quatro anos, num assalto em que foram levados também outros dois quadros dos séculos XVI e XVII.

Em março de 2020, pelo menos três pessoas roubaram as pinturas da Christ Church Picture Gallery e utilizaram depois um escadote para fugir pelo telhado.

As três pinturas foram avaliadas em dez milhões de libras (quase 12 milhões de euros) e a que agora foi encontrada é "A Rocky Coast, With Soldiers Studying a Plan", de Salvator Rosa, datada da década de 1640.

O quadro estava com um homem que quis devolvê-lo às autoridades quando percebeu que tinha sido roubado. O mesmo homem já tinha, no entanto, vendido os outros dois quadros e está agora "a ser tratado como uma testemunha", disse o inspetor-chefe da polícia de Thames Valley, citado pela Sky News.

Esta força policial acredita que os outros dois quadros - "A Soldier on Horseback", de Sir Anthony van Dyck, datada de 1616, e "A Boy Drinking", de Annibale Carracci, datada de 1580 - ainda estão na Europa.

A estratégia da investigação é recolher provas forenses do quadro que foi devolvido, sobretudo ADN, para tentar encontrar os ladrões e as pinturas.