Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
09 maio 2024, 07:38
Partilhar

"Chuva de peixes" no Irão? Um truque virtual, mas episódio não caiu do céu

"Chuva de peixes" no Irão? Um truque virtual, mas episódio não caiu do céu
Redação
09 maio 2024, 07:38
Fenómenos como este já foram relatados, mais do que uma vez, no mundo, e a ciência explica.

A notícia de que choveram peixes na cidade de Yasuj, no Irão, espalhou-se depressa pelo mundo, mas afinal tudo não passará de uma manobra bem montada de manipulação de imagens.

O fenómeno teria acontecido no último fim-de-semana, com os peixes, caídos do céu, a atingirem carros e a dificultarem o trânsito e, apesar de este caso em específico ser falso, um episódio destes não está fora do reino das possibilidades.

Este fenómeno já foi relatado, mais do que uma vez, no mundo, e a ciência explica.

Por vezes, quando se forma uma tromba de água, são sugados peixes e outros animais de rios e lagos para as nuvens, que depois caem como se fossem chuva.

É nas Honduras que mora o exemplo mais recorrente e também mais extremo deste fenómeno: em La Unión, na região de Yoro, as tempestades anuais extremas provocam, por vezes, estas chuvas de peixe. Os locais dizem que acontece pelo menos uma vez por ano, contava o The New York Times em 2017, depois de tempestades em que ninguém tem sequer coragem para estar na rua.

Neste caso, além das trombas de água, outra das teorias em cima da mesa é a de que na realidade os peixes viajam por correntes subterrâneas que transbordam com as tempestades e, quando o nível da água volta ao normal, ficam presos em terra.

Mais recentemente, no ano passado, também os membros de uma comunidade remota na zona de deserto da Austrália relataram uma chuva de peixes, e também já não foi a primeira vez: tinha acontecido pelo menos em 2010 e 2004.

Também aí as duas explicações avançadas foram as mesmas: ou o peixe teria vindo de águas subterrâneas, ou teria sido sugado por uma tempestade e "chovido" noutro local.

NOTÍCIA CORRIGIDA ÀS 16h00