Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
03 maio 2018, 16:01
Partilhar

Sindicato revela que um terço dos jornalistas ganha menos de 700 euros

Sindicato revela que um terço dos jornalistas ganha menos de 700 euros
Redação / Agência Lusa
03 maio 2018, 16:01
Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, considera que um terço dos profissionais tem um "salário indigno".

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, revelou que um terço dos jornalistas em Portugal ganha um ?salário indigno?, menos de 700 euros líquidos. A precariedade ?não escolhe idades?, acrescentou Sofia Branco na conferência "Em Nome do Jornalismo", a decorrer no Centro Europeu Jean Monnet, em Lisboa, este que é o dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

?As redações esvaziam-se de gente e, com esta, vai-se a diversidade de olhares, o lema passou a ser fazer muito em menos tempo, o exercício da profissão está muito condicionado a agendas oficiais e institucionais e decisões impostas por chefias e administrações [?] e o espírito crítico está adormecido, o medo e a autocensura instalaram-se?, lamentou a jornalista, incitando à participação dos jornalistas em órgãos de representação dos trabalhadores.

O professor e investigador do ISCTE-IUL, Miguel Crespo, e coautor do mais recente inquérito aos jornalistas portugueses, referiu que o trabalho realizado indicou que 64,2% dos jornalistas já pensaram em abandonar a profissão, o que ?não é muito positivo? para um grupo profissional, sublinhou. O estudo possibilitou também saber que há ceticismo em relação ?à independência e autonomia?, sobretudo num contexto marcado pela precariedade e pelas pressões externas, sendo que 70% dos jornalistas portugueses consideram que o jornalismo não é a profissão mais compensadora, contra 38% a nível internacional.