Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
06 dezembro 2022, 11:00
Partilhar

Vocalista dos Pogues hospitalizado

Vocalista dos Pogues hospitalizado
Scott Garfitt (Invision/Associated Press) - arquivo
Redação
06 dezembro 2022, 11:00
Shane McGowan tem estado internado desde sexta-feira.

A mulher de Shane McGowan, Victoria Mary Clarke, deu ontem conta no Twitter do estado débil de saúde do cantor dos Pogues que o obrigou a ser internado num hospital, onde permanece desde sexta-feira. Victoria Mary Clarke pede para que rezem por ele para que possa ter alta o mais rapidamente possível.

 

Desde 2015 que a mobilidade de Shane MacGowan depende de uma cadeira de rodas, depois de uma queda com danos na sua bacia. Outra queda, que lhe provocou um joelho partido e uma rutura de ligamentos, agravou a já de si frágil condição motora de MacGowan.

O alcoolismo e a toxicodependência também não têm ajudado o lendário cantor dos Pogues, hoje com 64 anos. As consequências dos vícios de Shane MacGowan obrigaram também o músico a uma cirurgia para um novo implante dentário.

Recentemente, passou pelas salas de cinema (incluindo em Portugal, no festival IndieLisboa) o documentário sobre Shane McGowan, "Crock of Gold", realizada por Julien Temple, que tem feito vários documentários sobre históricos do punk, como os Sex Pistols ou Joe Strummer, dos Clash.

Shane MacGowan foi a alma dos folk-punks The Pogues, ao longo dos áureos anos 80 e inícios dos anos 90, antes de ter sido despedido pela própria banda. Os Pogues criaram também algum culto em Portugal, quando tocaram pela primeira vez no país, em 1989, no Pavilhão das Antas (no Porto) e no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Neste último concerto, há a memória do episódio da perda do anel de MacGowan em palco. O som dos Pogues influenciou também algumas bandas nacionais como os Essa Entente (que fizeram a primeira parte do espetáculo dos anglo-irlandeses em Portugal) ou os Sitiados. 

Os Pogues são conhecidos do grande público sobretudo pelo tema natalício, The Fairytale of New York, em que um casal de mendigos irlandeses imigrantes em Nova Iorque - interpretados por Shane MacGowan e pela convidada Kirsty MacColl - tem o seu sonho de um Natal mágico, até degenerar numa discussão entre ambos, mas sempre com o idílio imaginativo omnipresente dos sinos e de uma canção folk irlandesa como 'Galway Bay' a ser cantada pelo coro da polícia da cidade.