Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 dezembro 2022, 11:55
Partilhar

Pink Floyd juntam meio milhão de euros para ajudar a Ucrânia com 'Hey Hey Rise Up'

Pink Floyd juntam meio milhão de euros para ajudar a Ucrânia com 'Hey Hey Rise Up'
Gregorio Borgia/Associated Press
Redação
27 dezembro 2022, 11:55
O dinheiro será doado a organizações solidárias que estão a ajudar as vítimas do conflito.

Os veteranos Pink Floyd conseguiram angariar cerca de 500 mil euros com o single solidário de apoio à Ucrânia. O dinheiro angariado com a canção 'Hey Hey Rise Up' vai reverter para organizações humanitárias que prestam ajuda às vítimas do conflito que começou a 24 de fevereiro, com a invasão do país pelas tropas russas.

O single, que foi lançado digitalmente em abril, esteve em primeiro lugar nos tops em 27 países. Em julho, a canção humanitária foi editada em formato físico. O tema traz David Gilmour e Nick Mason acompanhados por Guy Pratt, baixista de longa data dos Pink Floyd, Nitin Sawhney nos teclados e apresenta uma performance vocal de Andriy Khlyvnyuk da banda ucraniana Boombox.

David Gilmour, que tem familiares ucranianos, tem sido uma voz constante de apoio à Ucrânia. Sobre a criação deste tema, o músico disse: "qualquer guerra, mas particularmente uma guerra que é iniciada por uma superpotência mundial contra uma nação democrática independente, deve gerar em simultâneo enorme raiva e frustração. Como eu disse antes, tenho uma pequena ligação àquele país, a minha nora é da Ucrânia. E os Boombox são ucranianos que eu já conheço há algum tempo. É uma coisa extremamente difícil, frustrante e irritante que um ser humano possa ter o poder de entrar noutra nação democrática independente e começar a matar a população. É apenas obsceno, está além do que alguma vez poderia imaginar".