Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 janeiro 2023, 14:06
Partilhar

'Serei Sempre uma Mulher' é a nova canção de Luísa Sobral

'Serei Sempre uma Mulher' é a nova canção de Luísa Sobral
Ana Paganini
Redação
27 janeiro 2023, 14:06
É o segundo single do álbum "DanSando" e um manifesto pelos direitos das mulheres.

'Serei Sempre uma Mulher' é o segundo single do álbum "DanSando" que Luísa Sobral editou em outubro. A primeira amostra do sexto disco da cantora e compositora foi o tema 'Gosto de Ti'. A proposta do tema 'Serei Sempre uma Mulher' é um pouco diferente e a intenção está descrita no videoclipe que o ilustra. Refere o comunicado de imprensa que o vídeo "pretende retratar muitas das injustiças e violência a que as mulheres são expostas sem, no seu entender, nunca desistirem da sua força". A realização é de Filipe C. Monteiro e o argumento é partilhado por Filipe C. Monteiro e pela própria Luísa Sobral.

"Sempre pensei que só houvesse um sentido no caminho para a igualdade de género e racial, em frente. Para mim seria impensável as mulheres poderem perder o direito a votar ou voltarem os transportes públicos divididos por zona de negros e zona de brancos. O mundo onde eu julguei habitar não era ainda igualitário mas caminhava nesse sentido, mesmo que por vezes com passos curtos e vagarosos e com ritmos diferentes em diferentes partes do mundo", conta a artista em comunicado.


"Foi então que assistimos a um retrocesso assustador nos direitos da mulher no Afeganistão. Perderam o direito à educação, perderam a liberdade de escolher cobrir ou não a cabeça e deixaram de poder andar sozinhas na rua. Caiu de novo o véu da invisibilidade sobre as mulheres afegãs. Foi a pensar nessas mulheres que escrevi esta canção, sem saber que uns meses mais tarde morreria Mahsa Amini, uma mulher iraniana a quem foi retirada a vida por usar o hijab de forma inadequada. Nesse dia a minha canção tornou-se sobre ela também e sobre todos aqueles que quiseram vingar a sua morte com protestos, muitos deles perdendo a vida ao fazê-lo", acrescenta.

"Esta é a minha forma de protesto, pela Mahsa, pelas mulheres iranianas e afegãs, e por todas as mulheres que nas suas vidas e profissões se sentem inferiorizadas. Porque ainda acredito que o caminho seja para a frente, mesmo que às vezes se dê dois passos atrás", conclui.

'Serei Sempre uma Mulher' é um dos temas que será apresentado ao vivo na digressão "DanSando" que tem início este sábado, dia 28 de janeiro, no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra - concerto que entretanto já esgotou. Em fevereiro, a digressão de Luísa Sobral passa ainda pelo Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa (4 de fevereiro), pelo CCC, nas Caldas da Rainha, no âmbito do festival Montepio às Vezes o Amor (11 de fevereiro), pela Casa da Música, na cidade do Porto (18 de fevereiro), e pelo Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, (25 de fevereiro).

Os espetáculos foram pensados e desenvolvidos em conjunto com Bruno Duro, diretor musical que teve como desafio transportar para palco o disco "DanSando" que está no universo da Luísa Sobral com uma estética mais pop. Em palco, a artista portuguesa estará acompanhada pelos músicos Manuel Rocha (voz e guitarra), António Quintino (baixo) e Carlos Miguel Antunes (bateria).