Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
07 setembro 2022, 14:48
Partilhar

Roger Waters pede à Ucrânia que pare com a guerra

Roger Waters pede à Ucrânia que pare com a guerra
LUSA
Redação
07 setembro 2022, 14:48
Carta aberta à Primeira Dama ucraniana, Olena Zelenska, é muito crítica para com o envio de armas do Ocidente para Kiev.

Roger Waters escreveu uma carta aberta à mulher do Presidente de Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, Olena Zelenska, em que faz um apelo à paz, com recado para o governo de Kiev.

Roger Waters questiona a natureza do "pedido de apoio" para a Ucrânia, defendido por Olena Zelenska, em declarações citadas pela BBC. O ex-líder dos Pink Floyd escreve nesta carta que "se o apoio à Ucrânia for o pedido de fornecimento de armas para o exército comandado pelo governo de Kiev, receio que esteja tragicamente enganada. Lançar combustível, em forma de armas, para o fogo de combates nunca encurtou a guerra no passado, e não vai funcionar agora, particularmente neste caso, em que grande parte do combustível atirado ao fogo vem de Washington, que está a considerável distância da conflagração".  

A seguir, Roger Waters critica as promessas políticas de paz que lembra terem ficado por cumprir por parte do atual Presidente de Ucrânia, sobretudo na zona leste do país. O rocker quer "persuadir os nossos líderes para pararem com esta chacina, que serve apenas os interesses das classes dominantes e dos nacionalistas, tanto do Ocidente, como do vosso lindo país, à conta das despesas de todos nós, gente comum, tanto no Ocidente, como na Ucrânia, e na verdade de qualquer um do resto do mundo".

As críticas de Roger Waters da carta aberta são apontadas só aos governos do Ocidente e da Ucrânia e jamais ao governo da Rússia, o país invasor na atual guerra que deflagra no Estado de Kiev.